Seu casamento já não está mais funcionando da forma como deveria? Esse artigo vai lhe ajudar a entender mais sobre como funciona um divórcio, o que precisa fazer e se há a necessidade de um advogado.

Qual é o primeiro passo para iniciar o divórcio?

Primeiramente, é importante que você saiba que há dois caminhos para fazer um divórcio, através da justiça ou pelo cartório.

Divórcio pelo cartório

O divórcio pode ser realizado através do cartório, sem a necessidade de ser levado para a justiça, mas existem algumas condições:

Se o seu caso se encaixa dentro destes requisitos, é possível realizar o divórcio todo pelo cartório, não sendo necessária a via judicial.

Divórcio Judicial consensual

Esse divórcio ocorre quando há filhos menores ou incapazes, ou gravidez, mas ambos os cônjuges estão de acordo com tudo em relação ao divórcio.

Nestes casos, é necessário que o divórcio seja levado para a via judicial, pois serão determinadas as questão referentes a guarda e pensão alimentícia.

Por se tratar de via judicial, é necessário um advogado.

Divórcio Judicial litigioso

Quando os cônjuges não entram em um acordo entre a partilha dos bens, guarda ou pensão alimentícia, então ocorre o divórcio judicial litigioso.

Neste caso, também é levado para a justiça, onde o juiz determinará como ficarão as questões onde não houve um acordo.

Quanto tempo demora o divórcio?

O tempo de realização de um divórcio varia de acordo com as formas já mostradas aqui. O mais rápido costuma ser o divórcio em cartório. Em nossa experiência aqui no escritório, o tempo máximo de um divórcio feito em cartório foi de duas semanas.

Em relação ao divórcio na via judicial, aqui já tivemos casos de divórcios consensuais que duraram cerca de 3 (três) meses.

Já os casos de divórcio judicial litigioso, o tempo costuma ser um pouco maior e de difícil previsão.

 

Esse artigo ajudou você?

O escritório Ribeiro Barros Advocacia está disposto a lhe ajudar a realizar o seu divórcio da melhor forma possível. Contamos com advogados especialistas que além de um trabalho técnico, ainda possuem um atendimento humanizado.

 

Ficou com alguma dúvida?

Contato: 62985987229

Fonte da imagem: Freepik.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.